Atividade Física

Existe uma interdependência entre as capacidades condicionais e as capacidades coordenativas. A resistência, a força, a velocidade e a flexibilidade estão interdependentes, por exemplo, com a diferenciação sensorial, a coordenação motora, a expressão motora, e o ritmo, entre outras. Esta interdependência deverá ter em atenção os meios de atividade/ treino mais adequados ao desenvolvimento ou à sua manutenção conforme a aptidão de cada um e respetivo estilo de vida.


O processo biológico de desenvolvimento da capacidade física é representado pela adaptação dos órgãos que determinam o rendimento/ atividade. Isto significa que cada sistema biológico, quando adaptado, se encontra num equilíbrio dinâmico característico que se denomina homeostasia. Sempre que um estímulo interrompe a homeostasia, o organismo tentará reconstruir um novo equilíbrio.


Pressupostos para uma Atividade Física Saudável

Andar/ correr
Exercícios de mobilidade
Exercícios de streching
Hidratação

Se tem tempo para as redes sociais, tem tempo para fazer exercício físico. Mexa-se bem para se poder mexer com frequência!

Não tem que se ser um top do fitness para usufruir dos benefícios da atividade física (exercício/ movimento). Começar por caminhar, subir escadas, jardinar ou realizar a "ménage" da casa, é um bom início. Depois, deve-se procurar encontrar um desporto que se enquadre com o interesse/ motivação pessoal. Se alguma dúvida ainda existe é porque não se maturou o assunto. 

Algumas dicas para melhorar a literacia motora!

- Agendar diariamente o horário de treino;

- Encarar a atividade física com um momento próprio; 

- Usar roupa desportiva adequada. Dê um up ao seu outfit;

- Criar um playlist da música de que se gosta e faça-se acompanhar desta;

- Saco desportivo do equipamento pronto para qualquer momento. Evita desculpas;

- A motivação cresce com companhias agradáveis;

  

Um adulto deve diariamente realizar no mínimo, 30' de exercício físico. Para controlo efetivo do peso ou aumento da massa muscular, 60' diários de treino moderado. 


Interdependência Volume/ Intensidade

Segundo José Soares (2020) no treino desportivo, o volume corresponde, de uma forma simples, à duração da carga ou ao número de repetições e a intensidade à exigência fisiológica do estímulo. Por exemplo, podemos dizer que o volume de um exercício foi 5 vezes 8 repetições e a intensidade a 80% da força máxima. E facilmente se perceberá que tem de haver uma interdependência entre estas duas variáveis. Quando aumentamos o volume temos de diminuir a intensidade. Com o processo de treino, o individuo vai suportando estímulos cada vez mais intensos e, simultaneamente, mais prolongados no tempo. O mesmo autor reporta para o nosso quotidiano o mesmo processo. "Se preciso de criatividade, espírito crítico ou avaliação de risco (intensidade da carga), não posso realizar esse tipo de ações durante tempos prolongados (volume da carga). Aumento na complexidade, diminuo na duração".


Benefícios do exercício físico, entre outros:

- Promove a redução da massa gorda e o aumento da massa muscular;

- Promove o bem - estar psicológico e diminui o stress e a ansiedade;

- Reforça o sistema imunitário e reduz o risco de desenvolver diabetes;

- Melhora as funções cardiovasculares e ajuda a controlar a pressão arterial;

- Estimula a saúde óssea, muscular e articular e colabora na prevenção da osteoporose;

- Ajuda a ter um sono de qualidade.


Professor: José Carlos Gonçalves
Módulo 16: Atividade Física/ Contexto e Saúde III
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora